Quem somos
Você conhece a FACT?
A FACT – Federação das Associações de Cannabis Terapêutica é uma instituição federal de associações que oferecem tratamento com cannabis para pacientes em todo Brasil.
O que fazemos?
Construimos a consolidação e avanços em nome das mais de 30 associações federadas para que o Brasil regulamente o uso da cannabis de forma inclusiva, justa e democrática a todos que necessitam dessa terapia. Atuamos no campo da seguridade social, especialmente saúde e assistência social, criando parcerias com o poder público e iniciativas privadas para promoção do bem estar e qualidade de vida.
Como surgiu a FACT?
Em 2021 mais de 30 associações distribuídas por todas as regiões do país se juntaram para formar um coletivo coeso e alinhado na luta pela regulamentação justa e inclusiva da cannabis para fins terapêuticos. Ao total são mais de 30 mil pacientes acolhidos por essa Federação.
Atuação política
Apoiados em princípios éticos atuamos no aperfeiçoamento e ampliação de legislações, de políticas públicas e de ações jurídicas para torná-las inclusivas, socialmente justas, livres de preconceitos e que atendam às reais necessidades de quem precisa da Cannabis como ferramenta terapêutica.
Missão
Ser um espaço coletivo de acolhimento, apoio e articulação para fortalecer o associativismo canábico e a parceria com outros movimentos sociais, que também lutam contra o proibicionismo e o preconceito em relação aos uso da Cannabis e com isso, resgatar a relação ancestral da planta com a humanidade.
Princípios
1) O respeito aos direitos humanos.
2) O respeito às práticas sustentáveis e à conservação da natureza.
3) O respeito aos direitos das populações originárias e tradicionais e à cultura popular.
4) O repúdio a toda forma de violência, preconceito e discriminação de qualquer natureza,
5) A defesa da saúde pública gratuita e de qualidade
6) O respeito à definição de saúde como estado de completo bem-estar físico, mental e social.
7) O respeito à Constituição da República Federativa do Brasil.
Valores
- Acolhimento
- Relacionamento democrático
- Pluralidade
- Horizontalidade
- Descentralização
- Transparência
- Participação